Procuradoria Especial da Mulher ganha nova sala na Câmara Municipal de Barbalha

Iniciativa tem objetivo de contribuir com políticas públicas voltadas para o acolhimento da mulher vítima de violência doméstica

#procuradoriaespecialdamulher POR KANANDA 27 DE MARÇO DE 2023

Texto: Tatiele Leite

A Câmara Municipal de Barbalha está passando por grande ampliação, reformas e construções. Os gabinetes dos vereadores já estão em fase de conclusão, foi dado início também a reforma do plenário e novas salas estão sendo construídas, entre elas, a nova sala da Procuradoria Especial da Mulher.

A Procuradoria Especial da Mulher foi instalada na Câmara Municipal de Barbalha em agosto de 2021, através da Lei nº 2.541/2021, com o intuito de contribuir com políticas públicas voltadas para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

Odair Matos, Presidente da Câmara Municipal de Barbalha, relata que valorizar a mulher é uma das ações mais importantes, sobretudo em um momento em que índices alarmantes de violência contra mulher são contados em nosso município e em nossa região, prova maior foi a morte de Yanny Brena, vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. "Por isso, tudo que estiver ao nosso alcance faremos para apoiar políticas públicas voltadas para a mulher", afirma Odair.

O objetivo primordial da Procuradoria Especial da Mulher é de proteger os direitos das mulheres barbalhenses, principalmente contra a violência e a discriminação, cooperando com organismos Estaduais e Federais na promoção dos direitos da mulher, promovendo um espaço de discussão de politicas igualitárias.

"Essa é a nossa primeira conquista nesse sonho que é ampliar a Procuradoria, vamos poder ofertar um atendimento com maior qualidade, reunindo a rede de proteção e o mais importante de tudo: receber essas mulheres com mais privacidade e acolhimento", Efigênia Garcia, Procuradora Titular da PEM.

A Procuradora Adjunta da Mulher, Luana Gouvêa, destaca que a nova sala da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de Barbalha é uma grande conquista e será um instrumento valioso para o desenvolvimento de políticas públicas para mulheres. "O principal objetivo é travar, em união, o combate da violência contra a mulher. Além de implantar campanhas educativas e antidiscriminatórias", afirma.